Vendas no varejo da Alemanha têm em junho maior salto mensal desde dezembro de 2006
BERLIM (Reuters) - As vendas no varejo da Alemanha subiram mais que o esperado em junho, registrando o maior aumento mensal em mais de 12 anos, mostraram dados divulgados nesta quarta-feira, oferecendo um alívio em meio a esperança de que os gastos das famílias estimulem a maior economia da Europa.
A economia alemã tem contado com o consumo privado e as construções para o crescimento, um ciclo apoiado por um mercado de trabalho sólido, taxas de juros baixas e aumentos dos salários. No entanto, a produção econômica deverá encolher no segundo trimestre.
Em um sinal de que a economia encerrou o período entre abril e junho em um patamar mais forte, as vendas no varejo subiram 3,5% no mês em termos reais após uma queda revisada de 1,7% no mês anterior, mostraram dados do Departamento Federal de Estatísticas.
Este foi o maior aumento mensal desde dezembro de 2006 e superou facilmente a expectativa em pesquisa da Reuters de 0,5%.
No ano, as vendas no varejo caíram 1,6% em junho, após uma alta revisada de 3,8% no mês anterior, mostraram os dados. As vendas no varejo são um indicador volátil, muitas vezes sujeito a revisão.
No primeiro semestre do ano, as vendas no varejo aumentaram 2,2% sobre o ano anterior em termos reais e 2,9% em termos nominais, mostraram os dados. O aumento foi impulsionado por ganhos acentuados no varejo online.
Os dados do varejo surgem depois que uma pesquisa divulgada na terça-feira mostrou que confiança dos consumidores alemães piorou pelo terceiro mês consecutivo em agosto, à medida que a crise econômica global, as disputas comerciais e a incerteza sobre o Brexit alimentam os temores dos trabalhadores de perder seus empregos e renda.
(Por Michael Nienaber)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.