IPCA
0,51 Nov.2019
Topo

Santander Brasil lança portabilidade de máquinas leitoras de cartão

01/08/2019 11h12

Por Carolina Mandl

SÃO PAULO (Reuters) - O Santander Brasil lançou nesta quinta-feira um serviço que permite que pequenos comerciantes processem pagamentos por meio de sua subsidiária GetNet sem precisar comprar a máquina leitora de cartões do banco.

Para fazer a migração para a GetNet, o usuário precisará apenas instalar em seu celular um aplicativo da GetNet e conectá-lo à máquina leitora de cartão.

Com o serviço de portabilidade, a GetNet mira quase 4 milhões de clientes que atualmente usam suas próprias máquinas e de empresas rivais. A empresa busca ganhar entre 300 mil e 400 mil novos clientes com a portabilidade.

"Depois de adquirir uma máquina leitora de cartões, os pequenos comerciantes resistem a mudar para um processador de diferente", disse a jornalistas Pedro Coutinho, presidente-executivo da GetNet.

Os clientes que migrarem para a GetNet pagarão 2% em cada transação com cartão de crédito e débito.

O objetivo do Santander Brasil é trazer novos clientes para o banco, e não apenas para a GetNet.

As movimentações do Santander surgem em meio a uma feroz concorrência no setor de processamento de cartões, uma vez que empresas como o PagSeguro e a Stone forçaram empresas tradicionais a cortar preços e lançar novos serviços.

A participação de mercado da GetNet caiu no segundo trimestre para 11,5%, ante 12% nos primeiros três meses do ano. Ainda assim, Coutinho disse que a empresa mantém sua meta de atingir 14% até dezembro, embora não pretenda reduzir a rentabilidade.

Economia