IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Banco Pan contrata 4 bancos para oferta de até R$1,5 bi, dizem fontes

13/08/2019 10h49

Por Carolina Mandl e Tatiana Bautzer

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Pan contratou quatro bancos de investimento para coordenar uma oferta de ações que pode chegar a 1,5 bilhão de reais, disseram duas fontes com conhecimento do assunto nesta terça-feira.

As unidades de banco de investimento do BTG Pactual, da Caixa Econômica Federal, do Santander Brasil e do Morgan Stanley coordenarão a oferta.

As ações do Banco Pan acumulam valorização de cerca de seis vezes este ano, depois que o banco começou a reformular seus negócios.

O Pan pretender levantar mais capital com a emissão de novas ações, e a Caixa Econômica Federal, que controla a instituição em conjunto com o BTG Pactual, já disse que também considera uma venda parcial de sua participação.

Os recursos da oferta devem ser usados no plano do Pan de se tornar um banco com serviço completo para clientes de baixa renda, expandindo seu portfólio para além do financiamento de automóveis e do crédito consignado.

Embora o objetivo do Pan seja levantar 1,5 bilhão de reais na oferta, o total movimentado pela operação ainda pode mudar, uma vez que a Caixa ainda não decidiu sobre a quantidade de ações que irá vender.

A oferta de ações também ocorre no momento em que o BTG Pactual pretende impulsionar seus negócios de varejo e lançar um banco de varejo digital de serviço completo a ser liderado pelo ex-presidente da Telecom Italia, Amos Genish.

O lucro do Banco Pan no segundo trimestre subiu 179% em relação ao ano anterior, para 117,7 milhões de reais, à medida que sua carteira de empréstimos expandiu-se em ritmo acelerado.

BTG, Pan e Caixa não responderam imediatamente a um pedido da Reuters para comentários sobre o negócio.