IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confiança do investidor alemão enfraquece com piora das perspectivas econômicas

13/08/2019 07h51

BERLIM (Reuters) - O humor entre os investidores alemães piorou bem mais do que o esperado em agosto, mostrou uma pesquisa nesta terça-feira, e o instituto ZEW culpou as disputas comerciais e chances maiores de um Brexit sem acordo pela piora da perspectiva.

Segundo o ZEW, sua pesquisa mensal mostrou que o sentimento econômico entre os investidores caiu a -44,1, de -24,5 em julho, indo ao menor nível desde dezembro de 2011. Economistas consultados pela Reuters esperavam queda a -28,5.

O índice alemão DAX atingiu a mínima do dia após a publicação da pesquisa. O resultado é um mau presságio para a economia alemã, que o governo espera que vá crescer apenas 0,5% este ano, e muitos economistas esperam ver um contração no segundo trimestre quando os dados forem divulgados na quarta-feira.

O presidente do ZEW, Achim Wambach, disse que a pesquisa indica significativa deterioração na perspectiva para a economia alemã.

"A mais recente intensificação na disputa comercial entre Estados Unidos e China, o risco de desvalorizações competitivas e o aumento da probabilidade de um Brexit sem acordo colocam pressão adicional sobre o já fraco crescimento econômico", disse ele em comunicado.

(Reportagem de Madeline Chambers)