IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar passa a subir frente ao real em meio a ajustes e cautela no exterior

19/08/2019 12h05

Por Stefani Inouye

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar passava a subir frente ao real nesta segunda-feira, voltando a superar os 4 reais depois de mais cedo ter caído abaixo dessa linha, com a moeda ganhando força junto com o movimento dos mercados de câmbio no exterior logo após a abertura de Wall Street, tendo um pano de fundo ainda marcado por temores sobre uma desaceleração da economia global.

Às 12:04, o dólar avançava 0,69%, a 4,0312 reais na venda. Na máxima, a cotação foi a 4,0430 reais.

O dólar futuro de maior liquidez se valorizava 0,64%, para 4,0365 reais.

Na sexta-feira, o dólar à vista subiu 0,34%, a 4,0037 reais na venda, fechando a semana em alta de 1,57%, a quinta consecutiva de ganhos.

"Estamos passando por um momento de ajuste técnico. O mercado está um pouco sem rumo, e isso tende a resultar em volatilidade diante dos sinais mistos vindo do exterior", afirmou Fernando Bergallo, diretor de operações da assessoria de câmbio FB Capital.

Mais cedo, o dólar chegou a cair a uma mínima de 3,9916 reais (-0,30%), com os mercados avaliando notícia de que o banco central da China apresentou uma importante reforma dos juros no sábado para ajudar a reduzir os custos de empréstimo para empresas e sustentar a economia, que vem sendo afetada pela guerra comercial com os EUA.

Mas a melhora inicial sucumbiu diante de persistentes temores de uma desaceleração da economia global e preocupações sobre os impactos da guerra tarifária entre Estados Unidos e China, afirmou Bergallo.

O movimento da moeda brasileira seguia o viés observado em outras divisas emergentes, como a lira turca e o rand sul-africano, que também perderam fôlego na sequência do início do pregão nos mercados de ações dos EUA.

"O fluxo está sendo pautado inteiramente pelo exterior. A cena doméstica está relativamente positiva, mas não há liquidez para que isso se transforme em fluxo para cá", acrescentou Bergallo.

O Banco Central vendeu todos os 11 mil contratos de swap cambial tradicional ofertados nesta segunda-feira em leilão de rolagem do vencimento outubro.

A partir da próxima quarta até dia 29 de agosto, o BC fará ofertas simultâneas de 550 milhões de dólares à vista e de igual montante em contratos de swap cambial reverso.