IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar tem pouca variação ante real à espera de fala de Powell

22/08/2019 09h13

Por Stefani Inouye

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar mostrava pouca variação ante o real nesta quinta-feira, em meio a ajustes após duas sessões consecutivas de quedas, com agentes do mercado aguardando a fala do chairman do Federal Reserve, Jerome Powell, no simpósio anual de Jackson Hole na sexta-feira.

Às 10:02, o dólar recuava 0,15%, a 4,0252 reais na venda.

Na véspera, o dólar caiu 0,50%, a 4,0314 reais, num dia de valorização de moedas emergentes em meio a apetite por risco também nos mercados de ações.

Neste pregão, o dólar futuro tinha variação negativa de 0,05%.

Segundo o sócio fundador do Grupo Laatus, Jefferson Laatus, o mercado está realizando pequenos ajustes de posições, enquanto espera pela fala de Powell na sexta-feira, já que a ata da última reunião do Fed não trouxe grandes surpresas quanto a uma mudança no posicionamento do banco central dos Estados Unidos.

"O mercado está na dúvida sobre como pode ser a reação do Fed e dos outros países. É uma tendência global os BCs do mundo cortarem juros e a preocupação está em saber o quanto eles farão isso", afirmou Laatus.

Segundo analistas da XP Investimentos, a expectativa é de que o discurso de Powell corrobore a visão do mercado de mais cortes de juros, dadas as recentes preocupações com o crescimento global e as tensões comerciais.

No geral, os mercados de câmbio globais operavam tranquilos, com o índice que compara o dólar contra uma cesta de moedas rondando estabilidade a 98,3.

Na cena doméstica, o BC vendeu todos os 550 milhões de dólares em moeda física nesta quinta-feira e negociou ainda todos os 11 mil contratos de swap cambial reverso ofertados -- nos quais assume posição comprada em dólar.