IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

S&P 500 fica estável com atenção a dados econômicos e expectativa por Powell

22/08/2019 18h39

Por April Joyner

NOVA YORK (Reuters) - O índice S&P 500 fechou perto da estabilidade nesta quinta-feira, uma vez que os pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos compensaram dados mostrando contração na atividade manufatureira dos EUA.

Investidores passaram o dia na expectativa pelo discurso do chairman do Federal Reserve, Jerome Powell, na sexta-feira, em busca de pistas sobre os próximos passos do Fed na política monetária.

O S&P 500 oscilou entre altas e baixas durante boa parte da sessão. Vários estrategistas de mercado disseram que os investidores andaram de lado antes do discurso de Powell, em um simpósio anual de banqueiros centrais em Jackson Hole, Wyoming, que deve dar pistas sobre se o Fed reduzirá ainda mais a taxa de juros norte-americana.

O S&P 500 perdeu fôlego durante o pregão depois de o presidente do Fed da Filadélfia, Patrick Harker, e a presidente do Fed de Kansas City, Esther George, sinalizarem posições menos favoráveis a novos cortes de juros ao dizerem que a economia dos EUA não precisa de mais estímulo no momento.

As falas, juntamente com dados decepcionantes do setor manufatureiro e a breve inversão na curva de juros, seriam, em outras circunstâncias, uma "receita para uma liquidação de ativos", disse Michael Antonelli, estrategista de mercado da Robert W. Baird em Milwaukee.

"O fato de que a produção não apenas desacelerou, mas contraiu, foi um pouco surpreendente", disse Oliver Pursche, estrategista-chefe de mercado da Bruderman Asset Management, em Nova York.

O índice Dow Jones subiu 0,19%, a 26.252 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 0,050608%, a 2.923 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 0,36%, a 7.991 pontos.