IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BB avalia lançar novas linhas de crédito imobiliário, inclusive com referência no IPCA

23/08/2019 17h55

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, disse nesta sexta-feira que a instituição planeja lançar novas linhas de financiamento imobiliário, inclusive com referência no IPCA, a exemplo do que fez esta semana a Caixa Econômica Federal.

Falando a jornalistas, Novaes disse ainda que os tomadores de financiamento imobiliário se sentiriam mais seguros se existisse um financiamento imobiliário com taxa prefixada.

"Estamos preparando linhas novas nesse setor… e a gente pode seguir (o modelo com IPCA)", disse Novaes a jornalistas na Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Mais cedo, no mesmo evento, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou que sua meta é até o final do governo de Jair Bolsonaro, lançar uma linha de crédito imobiliário prefixada.

Segundo os executivos, ter como referências variáveis voláteis gera insegurança para o mutuário.

"Se você securitizar, pode ampliar o crédito e ter mais espaço uma vez que compartilha risco com mercado", disse Novaes.

O BB começou nesta semana a usar um novo procedimento para concessão de empréstimos imobiliários, oferecendo taxas mais reduzidas de acordo com a duração do financiamento.

(Por Rodrigo Viga Gaier, edição de Aluísio Alves)