IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Índia planeja tarifa extra às importações de óleos vegetais para acelerar produção local

23/08/2019 14h57

Por Rajendra Jadhav e Mayank Bhardwaj

MUMBAI/NOVA DÉLHI (Reuters) - A Índia planeja impor nas próximas semanas uma taxa extra de 5% sobre as importações de óleos vegetais, usando a receita para ajudar a impulsionar a produção de oleaginosas do país, que vem em estagnação, disseram duas fontes no governo.

A Índia é a maior importadora de óleos vegetais do mundo, adquirindo o equivalente a cerca de 10 bilhões de dólares por ano. Os óleos representam a terceira principal importação do país, atrás apenas de petróleo e ouro.

O consumo de óleos vegetais --como os de palma e soja-- pelo país triplicou nos últimos 20 anos, conforme o crescimento populacional e de renda, enquanto a produção avançou em menos de um terço.

Agora, com a imposição dos 5% adicionais, o governo planeja criar um fundo para as oleaginosas, que será utilizado para ajudar agricultores indianos a acelerarem a produção de oleaginosas, disseram as fontes, que pediram para não ser identificadas.

O óleo de palma representa dois terços das importações de óleos vegetais pela Índia, que atualmente impõe uma taxa de 40% ao produto bruto e de 50% ao produto refinado.

(Reportagem de Rajendra Jadhav e Mayank Bhardwaj)