IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Tarifas da China pressionam Wall St, mas índices reduzem perdas após Powell

23/08/2019 11h39

Por Akanksha Rana e Medha Singh

(Reuters) - Os índices acionários dos Estados Unidos operavam em queda nesta sexta-feira, após a China ameaçar impor tarifas adicionais sobre 75 bilhões de dólares em bens norte-americanos, mas o mercado reduzia as perdas depois do discurso do chairman do Federal Reserve, Jerome Powell.

Às 11:35 (horário de Brasília), o índice Dow Jones caía 0,05%, a 26.240 pontos, enquanto o S&P 500 perdia 0,184403%, a 2.918 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuava 0,2%, a 7.975 pontos.

As mais recentes tarifas da China, que se seguem às taxas anunciadas pelos EUA contra 300 bilhões de dólares em bens chineses, ameaçam prolongar uma guerra comercial entre as duas principais economias do mundo, que tem levantado preocupações sobre a desaceleração do crescimento global.

O Ministério do Comércio da China informou em comunicado que adotará tarifas adicionais de 5% ou 10% sobre um total de 5.078 produtos originários dos Estados Unidos, que incluem produtos agrícolas, petróleo e aviões de pequeno porte. A China também está retomando as tarifas sobre carros e autopeças originários dos EUA. Algumas tarifas entrarão em vigor em 1º de setembro e outras em 15 de dezembro.

"É claro que a China vai retaliar. Isso faz parte da guerra comercial", disse Scott Brown, economista-chefe da Raymond James.

Nesta sexta-feira, em seu discurso altamente esperado, Powell disse que a economia dos Estados Unidos está em uma "posição favorável" e que o Federal Reserve irá "agir conforme apropriado" para manter o ritmo de expansão da economia.