IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Trump pergunta quem é o maior inimigo: o chair do Fed ou o presidente chinês?

23/08/2019 12h08

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu furiosamente nesta sexta-feira depois que o chairman do Federal Reserve, Jerome Powell, falou sobre a guerra comercial com a China e os riscos econômicos para os EUA, perguntando se o líder do banco central é um "inimigo" maior do que o presidente chinês, Xi Jinping.

"Como de costume, o Fed não fez NADA! É incrível que eles possam 'falar' sem saber ou perguntar o que estou fazendo, o que será anunciado em breve", disse Trump em uma publicação no Twitter. "Nós temos um dólar muito forte e um Fed muito fraco. Eu vou trabalhar 'brilhantemente' com os dois, e os EUA vão ficar ótimos."

"Minha única pergunta é quem é nosso maior inimigo, Jay Powell ou o presidente Xi?"

Trump indicou que está planejando tomar uma ação que afetará o dólar e o Fed, mas não ficou claro o que seria. O presidente disse em uma publicação posterior no Twitter que responderá às tarifas da China mais tarde nesta sexta-feira.

A China disse nesta sexta-feira que vai impor tarifas retaliatórias contra cerca de 75 bilhões de dólares em produtos dos EUA, colocando um adicional de até 10% sobre as taxas já em vigor na disputa entre as duas maiores economias do mundo. [nL2N25J0GN]

(Por Doina Chiacu e Makini Brice)