IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump diz ver possível acordo entre EUA e UE que evitaria tarifas sobre carros

26/08/2019 15h24

BIARRITZ, França (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que os EUA conseguirão chegar a um acordo comercial justo com a União Europeia (UE) sem imposição de tarifas sobre importações de carros, oferecendo uma potencial salvação para as montadoras alemãs.

Trump disse que tem sido difícil negociar com a União Europeia as questões comerciais, mas expressou otimismo sobre as perspectivas de um amplo acordo com Bruxelas.

"Estamos muito próximos de talvez fazer um acordo com a UE porque eles não querem tarifas", disse Trump em uma coletiva de imprensa no final da cúpula do G7 em Biarritz, na França. "Acho que vamos fazer um acordo com a UE sem ter que seguir esse caminho."

Os comentários do presidente dos EUA vieram em meio a sinalizações de que a Alemanha, dependente de exportações, está enfrentando uma recessão.

As negociações comerciais entre os Estados Unidos e a Europa têm avançado lentamente, devido a divergências sobre a inclusão de produtos agrícolas em um acordo.

Trump não deu detalhes, mas disse que planeja visitar a Alemanha em breve a convite da chanceler alemã, Angela Merkel.

Merkel disse a repórteres nesta segunda-feira que a Alemanha quer que a União Europeia chegue a um acordo comercial com os EUA o mais rápido possível.

"Queremos agora falar sobre a UE e os Estados Unidos terem conversas mais profundas o mais rápido possível", disse Merkel a repórteres em uma entrevista com Trump, durante a cúpula.

"Temos um grande interesse que nosso comércio seja intensificado. Acho que podemos encontrar soluções", acrescentou Merkel. "A Alemanha, no âmbito da UE, está trabalhando duro para isso."

(Por Jeff Masonl e Paul Carrel)