IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petrobras registra óleo no mar após trinca em plataforma na bacia de Campos

27/08/2019 09h19Atualizada em 27/08/2019 12h56

A Petrobras disse que foi registrada a presença de óleo no mar além do volume informado anteriormente pela companhia após a constatação de trincas em uma plataforma na bacia de Campos, segundo comunicado da estatal no final da noite de ontem.

Os problemas com trincas no casco do FPSO Cidade do Rio de Janeiro, de propriedade da Modec e a serviço da Petrobras, haviam sido apontados pela petroleira mais cedo na segunda-feira, quando informou que 107 funcionários embarcados foram retirados do local.

A Petrobras disse depois que, após um novo sobrevoo na região do incidente, a Modec comunicou que "foi observada a presença de óleo no mar, com volume estimado em 6,6 metros cúbicos, além do vazamento identificado e já recolhido de 1,2 metro cúbico".

Antes, a Petrobras havia dito não ter identificado mancha de óleo no mar, tendo apontado apenas o vazamento de 1,2 m³ de "óleo residual".

De acordo com a estatal, sete embarcações para recolhimento e dispersão já estavam atuando no local, além de quatro embarcações de apoio e um helicóptero, para sobrevoo.

A companhia também acrescentou que foi informada pela Modec sobre "aumento na extensão das trincas" no navio, mas ressaltou que a embarcação "continua em posicionamento estável e em condições seguras, sob monitoramento permanente".

O FPSO Cidade do Rio de Janeiro, operado pela Modec, encontra-se fora de operação desde o ano passado e em processo de saída da locação do campo de Espadarte, a 130 km da costa.