IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Política monetária do BCE não depende do mercado, diz vice-presidente

27/08/2019 10h43

MANCHESTER (Reuters) - O Banco Central Europeu precisa ser crítico sobre as expectativas do mercado para suas futuras medidas de política monetária, baseando sua decisão em dados econômicos e não nos preços do mercado financeiro, afirmou o vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, nesta terça-feira.

O BCE prometeu um pacote de estímulo para sua reunião de política monetária de 12 de setembro e as expectativas do mercado vêm crescendo. Os investidores já estão precificando diversos cortes de juros para o próximo ano e uma nova rodada de compras de títulos, comumente conhecida como afrouxamento quantitativo.

"Nossa política monetária depende de dados, não do mercado: indicações das expectativas do mercado não podem substituir nosso julgamento de política", disse de Guindos em uma conferência em Manchester.

"Outra maneira de fortalecer nossa análise é procurar expectativas além daquelas expressas nos preços do mercado financeiro", acrescentou.

Com uma guerra comercial global pressionando a produção da zona do euro para a recessão, a economia do bloco mal cresce. Indicadores recentes parecem sugerir que a economia doméstica está lentamente sendo sobrecarregada por problemas externos. A criação de empregos está desacelerando, as vendas no varejo estão recuando e os indicadores de confiança estão caindo.

(Por David Milliken)