IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Partido de oposição italiano PD e 5-Estrelas dizem que querem formar coalizão liderada por Conte 

28/08/2019 19h14

Por Giselda Vagnoni e Angelo Amante

ROMA (Reuters) - O Movimento 5-Estrelas e o Partido Democrático, de oposição, disseram nesta quarta-feira que tentarão formar uma coalizão para o novo governo da Itália, deixando de lado anos de hostilidade para evitar uma eleição antecipada e aliviar as incertezas econômicas. 

Após dias de negociações às vezes tensas e difíceis, os líderes do 5-Estrelas e do PD disseram ao presidente italiano que o novo governo deveria ser novamente liderado pelo primeiro-ministro Giuseppe Conte, que estava de saída. 

Os dois lados ainda precisam acertar uma plataforma compartilhada de diretrizes e uma equipe de ministros, mas o líder do 5-Estrelas Luigi Di Maio e seu equivalente do PD Nicola Zingaretti disseram ter prometido encontrar pontos em comum pelo bem do país. 

"Amamos a Itália e consideramos que essa experiência valerá a pena", disse Zingaretti a jornalistas. Falando pouco depois, Di Maio disse: "Fizemos compromissos para com os italianos (...) e venha o que vier, queremos cumprí-los". 

O presidente Sergio Mattarella chamou Conte para conversar na quinta-feira e deve lhe oferecer um novo mandato. 

A coalizão anterior, feita pelo 5-Estrelas e pelo partido de extrema-direita Liga, entrou em colapso neste mês quando o líder da Liga, Matteo Salvini, saiu da aliança, esperando a realização de uma eleição antecipada na qual ele poderia faturar em cima de sua popularidade em alta. 

Mas o tiro saiu pela culatra quando Conte se recusou a renunciar imediatamente, dando tempo ao 5-Estrelas e ao PD para tentarem contornar animosidades mútuas e concordarem em formar um novo governo, o que antes parecia impossível. 

"A única coisa que os une é ódio deles pela Liga", disse Salvini, após uma reunião com o presidente Sergio Mattarella em uma tentativa de convencê-lo a convocar novas eleições. 

"Milhões de italianos estão sendo feitos reféns de uma centena de parlamentares que estão buscando se segurar em suas vagas", disse. 

A perspectiva de uma nova administração liderada por Conte, um acadêmico considerado próximo ao 5-Estrelas, animou os mercados, que apostam que a Itália terá um governo prudente no âmbito fiscal e que irá evitar confrontos com a Europa. 

A Liga é altamente cética em relação à União Europeia e prometeu cortes severos de impostos para 2020 que, segundo economistas, poderiam colocar uma pressão insustentável sobre a montanha de dívidas da Itália.