IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bradesco lança programa de demissão voluntária na segunda-feira

Rubens Cavallari/Folha Imagem
Imagem: Rubens Cavallari/Folha Imagem

Por Aluísio Alves

29/08/2019 20h28

SÃO PAULO (Reuters) - O Bradesco anunciou nesta quinta-feira o lançamento de um programa de desligamento voluntário (PDV) de funcionários, no momento em que as grandes instituições financeiras do país enfrentam crescente concorrência de bancos digitais.

Em comunicado, o segundo maior banco privado do país afirmou que o período de adesão ao PDV será aberto na próxima segunda-feira (2 de setembro) e termina em 16 de outubro e vale para os funcionários "que preencherem os requisitos estabelecidos no regulamento", afirmou o Bradesco sem dar detalhes.

A instituição também afirmou que o número de funcionários elegíveis, assim como a expectativa de impacto financeiro do programa, serão divulgados após o fim do período de adesão.

No comunicado, o banco afirmou que oferecerá a quem aderir ao programa, além das verbas rescisórias, o equivalente a 60% do salário fixo do mês, por ano completo trabalhado, limitado a 12 salários, além da manutenção do plano de saúde e odontológico por um ano e meio e seis meses de vale alimentação.

Segundo os dados mais recentes, o Bradesco tinha a maior folha de pagamentos entre os maiores bancos no país, embora seja menor do que Itaú Unibanco e Banco do Brasil em ativos.

O Bradesco tinha 99.198 funcionários no final do segundo trimestre. O Itaú Unibanco tinha 85.161 empregados, enquanto o Banco do Brasil empregava 96.168 pessoas. A Caixa Econômica Federal tinha 96.085 funcionários em março, último número disponível.

O anúncio do Bradesco vem na esteira de ações similares de outros grandes bancos no país. Em julho, o Itaú Unibanco tinha anunciado um PDV, mas também não informou o montante de adesões que pretende obter.

Em maio, a Caixa abriu um PDV com objetivo de reduzir 3,5 mil postos.