IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Exportação de carne bovina do Brasil para a Indonésia é liberada, diz ministra

29/08/2019 17h44

SÃO PAULO (Reuters) - A Indonésia autorizou que dez frigoríficos brasileiros exportem carne bovina ao país, disse a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em um comunicado divulgado no final da quarta-feira.

As unidades possuem um potencial de exportação de pelo menos 25 mil toneladas de produtos bovinos, afirmou o comunicado, sem fornecer mais detalhes.

A autorização vem depois de Tereza ter negociado em maio com o ministro da Agricultura indonésio, Amran Sulaiman, como parte de um tour por países asiáticos em busca da abertura de novos mercados para os produtos agrícolas brasileiros.

O Brasil, que possui grandes processadoras, como JBS, BRF, Marfrig e Minerva, é o maior exportador mundial de carnes bovina e de frango do mundo. O país fornece cerca de 20% das exportações globais totais de bovinos, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês).

Além disso, trata-se também do quarto maior fornecedor mundial de carne suína.

Tereza chamou a autorização indonésia de "conquista", enfatizando a importância da venda de produtos bovinos para um país com uma população de quase 300 milhões de pessoas.

Segundo projeções do USDA, o Brasil deve continuar a ampliar suas exportações de carne bovina nos próximos anos, alcançando 23% dos embarques globais totais até 2028.

(Reportagem de Ana Mano)