IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Indonésia autoriza importação de carne bovina do Brasil, diz Tereza Cristina

Tereza Cristina, ministra da Agricultura - Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Tereza Cristina, ministra da Agricultura Imagem: Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Por Ana Mano

29/08/2019 18h35

A Indonésia autorizou que dez frigoríficos brasileiros exportem carne bovina ao país, disse a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em um comunicado divulgado no final de hoje.

As unidades possuem um potencial de exportação de pelo menos 25 mil toneladas de produtos bovinos, afirmou o comunicado, sem fornecer mais detalhes.

A autorização vem depois de Tereza ter negociado em maio com o ministro da Agricultura indonésio, Amran Sulaiman, como parte de um tour por países asiáticos em busca da abertura de novos mercados para os produtos agrícolas brasileiros.

Cinco das plantas autorizadas são operadas pela Minerva, disse a empresa em comunicado nesta quinta-feira.

Em 2018, a Indonésia importou cerca de 150 mil toneladas de carne bovina, com a Austrália representando cerca de 40% do volume, acrescentou a companhia.

O Brasil, que além da Minerva possui outras grandes processadoras, como JBS, BRF e Marfrig, é o maior exportador mundial de carnes bovina e de frango do mundo. O país fornece cerca de 20% das exportações globais totais de bovinos, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês).

Além disso, trata-se também do quarto maior fornecedor mundial de carne suína.

Tereza chamou a autorização indonésia de "conquista", enfatizando a importância da venda de produtos bovinos para um país com uma população de quase 300 milhões de pessoas.

Segundo projeções do USDA, o Brasil deve continuar a ampliar suas exportações de carne bovina nos próximos anos, alcançando 23% dos embarques globais totais até 2028.