IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Galp tem aval do Cade para comprar fatia da Petrobras na Belem Bioenergia Brasil

02/09/2019 09h13

SÃO PAULO (Reuters) - O grupo português de energia Galp recebeu aval do órgão brasileiro de defesa da concorrência, o Cade, para a aquisição de uma fatia da Petrobras na Belem Bioenergia Brasil, empresa de biocombustíveis na qual já possuía participação.

O negócio foi aprovado sem restrições pelo Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade), segundo publicação no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

Pela transação, a Galp comprará 50% da Petrobras na Belem Bioenergia Brasil e passará a ser a única acionista da companhia, por meio de sua subsidiária Galp Bioenergy, segundo parecer do Cade, que não cita valores envolvidos.

"Pela perspectiva da Galp, a operação representa uma oportunidade para expandir sua atuação no mercado de óleo de palma e aumentar a produção e distribuição do produto no mercado nacional. Da perspectiva da Petrobras, a operação representa uma oportunidade para dedicar seus esforços comerciais às suas atividades principais e otimizar seu portfólio de negócios", apontou o Cade.

O parecer do órgão antitruste defendeu ainda que o negócio terá "implicações positivas para o mercado sob a perspectiva concorrencial", ao reduzir a concentração da Petrobras no segmento.

A Petrobras tem realizado diversos desinvestimentos para reduzir sua dívida e ao mesmo tempo focar esforços na exploração e produção de petróleo e gás em águas profundas.

(Por Luciano Costa)