Minério de ferro salta na China com expectativa de mais investimento em infraestrutura
PEQUIM (Reuters) - Os futuros do minério de ferro na China saltaram 6% nesta segunda-feira, para máxima de duas semanas, na terceira sessão consecutiva de ganhos, impulsionados por uma robusta demanda no curto prazo e após o governo chinês ter prometido oferecer maior apoio à economia do país.
O Conselho de Estado chinês comprometeu-se no domingo elevar investimento em projetos de infraestrutura e de desenvolvimento regional para apoiar a economia.
O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de Dalian, para janeiro de 2020, tocou repetidas vezes o limite de alta diária de 6% e fechou a 630 iuanes (88,82 dólares) por tonelada.
Ainda assim, os preços do minério de ferro ainda devem recuar no longo prazo, uma vez que estão em níveis relativamente elevados e a oferta está se recuperando, disse Wu Shiping, analista da Tianfeng Futures.
"A recente recuperação do minério de ferro é uma alta de curto prazo, em parte devido às usinas siderúrgicas", que estão elevando temporariamente a demanda por matéria-prima, acrescentou ele.
A empresa de análise de dados de aço e minério de ferro Tivlon Technologies disse que espera que a demanda por aço aumente a partir da segunda semana de setembro, com a China entrando na temporada de maior demanda.
"A Tivlon está observando cortes voluntários na produção de usinas siderúrgicas na China e os estoques de aço estão diminuindo em relação às máximas", disse a empresa com sede em Cingapura.
No aço, o contrato mais ativo do vergalhão na bolsa de Xangai fechou em alta de 2,7%, a 3.407 iuanes por tonelada.
(Por Min Zhang e Tom Daly)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.