Saudi Aramco sonda bancos e mira listagem doméstica ainda em 2019, dizem fontes
Por Hadeel Al Sayegh e Davide Barbuscia e Sylvia Westall
DUBAI (Reuters) - A petroleira saudita Saudi Aramco deve permitir importante atuação do JPMorgan, Morgan Stanley e National Commercial Bank em sua planejada oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), disse uma fonte familiar com a operação.
A lista de bancos que irão gerenciar a operação também pode ter Citi, Goldman Sachs, HSBC e Samba Financial Bank, sendo que uma primeira fase da operação poderia ocorrer no mercado local, antes do final de 2019, disse a mesma fonte e outras duas pessoas com conhecimento do assunto.
O ministro de Energia saudita, príncipe Abdulaziz bin Salman, disse nesta segunda-feira que o reino quer realizar o IPO da Aramco "o mais cedo possível", ao falar sobre o assunto pela primeira vez desde que substituiu Khalid al-Falih no ministério.
A Aramco está se preparando para vender uma fatia de até 5% em entre 2020 e 2021, no que poderia ser o maior IPO do mundo. Ela ainda está realizando encontros com bancos para definir os que terão algum papel na transação, com expectativas de que os assessores sejam escolhidos nos próximos dias, disseram duas das fontes.
Morgan Stanley, JPMorgan e HSBC haviam sido escolhidos para liderar a transação antes de o processo ser paralisado no ano passado.
Goldman Sachs, HSBC e JPMorgan recusaram-se a comentar.
A Aramco recusou-se a comentar um questionamento em separado da Reuters sobre a possível nomeação do JPMorgan e não comentou um pedido posterior sobre os outros bancos.
Citi, Samba, Morgan Stanley e National Commercial Bank não responderam de imediato a pedidos de comentário.
O IPO da Aramco é uma peça central do plano da Arábia Saudita de transformar sua economia para atrair investimento estrangeiro e diversificar negócios para além do petróleo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.