IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Minério de ferro amplia ganhos na China com queda em embarques de grandes mineradoras

11/09/2019 08h10

PEQUIM (Reuters) - Os futuros do minério de ferro na China subiram pela terceira sessão seguida nesta quarta-feira, puxados por quedas nos embarques de grandes mineradoras e por esperanças de mais estímulos econômicos no país.

O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de Dalian, para janeiro de 2020, chegou a subir 2,2% antes de fechar em alta de 1,5%, a 661 iuanes.

Os desembarques na China da matéria-prima do aço em 26 portos chineses totalizou 17,8 milhões de toneladas na semana de 2 a 8 de setembro, queda de 3,2 milhões de toneladas na comparação semanal, segundo dados da consultoria Mysteel.

Os embarques da Austrália e do Brasil caíram em 2,7 milhões de toneladas frente à semana anterior, para 21 milhões de toneladas, de acordo com a Mysteel.

"A óbvia queda nos embarques e grandes mineradoras e a recente condição "backwardation" no mercado podem ajudar a sustentar os preços do minério de ferro", escreveu a Huatai Futures em nota.

Os futuros do aço, por outro lado, caíram por preocupações sobre a demanda após uma alta inicial e encerraram com leve baixa de 0,1%, para 3.481 iuanes por tonelada.

(Por Min Zhang e Tom Daly)