IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Cielo diz que índice de vendas do varejo no Brasil desacelera em agosto

16/09/2019 09h11

SÃO PAULO (Reuters) - A empresa de meios de pagamento Cielo informou nesta segunda-feira que índice da companhia sobre vendas no varejo no Brasil em agosto indicou crescimento de 2,3 por cento sobre o mesmo mês do ano passado em termos deflacionados e 5,7 por cento incluindo a inflação.

Em termos ajustados, o indicador apresentou alta de 1,4 por cento no período. Já em termos nominais e ajustados, o chamado ICVA mostrou que o faturamento dos varejistas do país teve alta de 4,8 por cento na mesma comparação.

O resultado marca desaceleração ante o registrado em julho, quando o ICVA nominal subiu 7,6 por cento e o deflacionado avançou 4,6 por cento.

"Esta pequena desaceleração de julho para agosto está em linha com a trajetória que observamos desde o início do ano. O ritmo de crescimento do varejo vem arrefecendo. Parece que lojistas e consumidores ainda esperam uma melhora no cenário macroeconômico”, disse o diretor de Inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto, em comunicado distribuído pela empresa à imprensa.

Segundo o levantamento, sem descontar a inflação, as vendas cresceram 6% na semana do Dia dos Pais em relação ao mesmo período do ano passado. O setor de destaque foi o de Supermercados, que apresentou crescimento de 11,8%, afirmou a Cielo.