IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Depois de uma década, Fed retoma uso de instrumento para acalmar mercados monetários

18/09/2019 08h49

Por Richard Leong

NOVA YORK (Reuters) - O Federal Reserve injetou na terça-feira bilhões de dólares no sistema financeiro por meio de uma ferramenta que não utilizava havia mais de uma década, a fim de acalmar os mercados de taxas de juros, uma vez que os empréstimos diminuíram em parte devido a enormes pagamentos de impostos e ofertas de títulos.

O banco central disse na terça que conduziu uma operação de recompra no overnight, resultando em um aumento de 53,15 bilhões de dólares em dinheiro no sistema bancário.

O Fed realizará outra operação de recompra nesta quarta-feira.

Numa operação de recompra overnight, os bancos tomam emprestado dinheiro do Fed usando como garantia títulos do Tesouro dos EUA e outros papéis. As operações compromissadas têm sido raras nos últimos anos porque os bancos tiveram amplo suprimento de caixa disponível para operações diárias.

A escassez temporária de caixa ocorreu devido aos pagamentos trimestrais de impostos corporativos e à liquidação da venda de 78 bilhões de dólares ofertados na semana passada, disseram analistas.

O caos nos mercados de taxas de juros desde segunda-feira aumentou a lista de preocupações dos formuladores de política monetária do Fed, que já precisam lidar com riscos das tensões comerciais EUA-China, desaceleração da economia global enfraquecida e inflação doméstica lenta.

O Fed anuncia nesta quarta-feira sua decisão de política monetária.