IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Rio Tinto assina acordo com parceiros chineses para reduzir carbono na siderurgia

25/09/2019 15h17

MELBOURNE (Reuters) - A mineradora Rio Tinto , uma das maiores produtoras de minério de ferro do mundo, assinou um acordo preliminar com dois parceiros chineses para desenvolver novas formas de reduzir as emissões de carbono ao longo da cadeia de oferta do aço, disse a empresa em um comunicado nesta quarta-feira.

A colaboração entre Rio Tinto, China Baowu Steel Group (maior produtora de aço da China) e a Universidade de Tsinghua visa abordar a pegada de carbono da indústria do aço e melhorar a performance ambiental do setor, disse o presidente executivo da Rio em uma conferência em Qingdao, na China, de acordo com o comunicado.

"Os materiais que produzimos têm um importante papel a desempenhar na transição para um futuro de baixo carbono, e estamos comprometidos em nos juntar a nossos clientes e outros para encontrar as formas mais sustentáveis de produção, processamento e comercialização", disse o CEO da empresa, Jean-Sebastien Jacques.

O grupo de trabalho formado pelo acordo, assinado nesta quarta-feira, vai estabelecer uma pesquisa e um plano de desenvolvimento que abrangerão tecnologias, processos, equipamentos, logísticas e a coordenação da indústria, apontou o comunicado da Rio.

As mineradoras globais estão sob crescente pressão para que se responsabilizem não apenas por suas próprias emissões, mas também pelas de seus clientes.

(Reportagem de Melanie Burton)