IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Transmissoras de energia do Madeira terão 100% da receita após liberação do ONS

26/09/2019 19h52

SÃO PAULO (Reuters) - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) concedeu Termo de Liberação Definitiva (TLD) das instalações que compõem as estações conversoras dos bipolos 1 e 2 do Complexo do Madeira, o que implicará no recebimento de 100% da receita permitida para companhias envolvidas, informou a Eletrobras em comunicado.

O sistema de transmissão em corrente contínua do Rio Madeira possui dois bipolos para transmissão da energia gerada pelas usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, em Rondônia, até o município de Araraquara (SP).

Desde julho de 2014, as estações conversoras dos Bipolos 1 e 2 operavam com as denominadas "Pendências Não Impeditivas Próprias", que impactavam em redução no recebimento da Receita Anual Permitida (RAP), segundo a Eletrobras.

"Com a emissão do TLD para as estações conversoras dos Bipolos 1 e 2, após atestar a conclusão dos estudos conjuntos realizados pela IE Madeira e Eletronorte para demonstrar a viabilidade da Operação Paralela dos Bipolos 1 e 2, a Eletronorte e a IE Madeira passaram a ter o direito de receber 100% da RAP...", disse a companhia.

A emissão da TLD encerra frustração de receita equivalente a cerca de 70,7 milhões reais por ano, disse a Eletrobras, considerando a proporção da participação acionária de suas subsidiárias na IE Madeira (por equivalência patrimonial) e a participação integral da Eletronorte nas estações conversoras do Bipolo 1.

Furnas e Chesf, subsidiárias da Eletrobras, detém em conjunto 49% de participação acionária da IE Madeira, responsável pelas estações conversoras do Bipolo 2, sendo os demais 51% pertencem à ISA Cteep, na qual a Eletrobras possui 35,39% de participação acionária.

Já a Eletronorte, da Eletrobras, detém 100% de participação nas estações conversoras do Bipolo 1.

(Redação São Paulo)