PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Lucros industriais na China caem em agosto com obstáculos para empresas

27/09/2019 10h31

Por Stella Qiu e Gabriel Crossley

PEQUIM (Reuters) - Os lucros das empresas industriais da China recuaram em agosto, revertendo o breve ganho do mês anterior, com a fraca demanda doméstica e a guerra comercial contra os Estados Unidos pesando nos balanços das empresas.

Os lucros industriais caíram 2% em agosto em relação ao ano anterior, para 517,8 bilhões de iuanes (72,59 bilhões de dólares), segundo dados divulgados pelo Departamento Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês) nesta sexta-feira. Em julho, houve um ganho de 2,6%.

Os lucros diminuíram desde o segundo semestre de 2018, apesar de algumas recuperações temporárias, com a queda nos preços nas portas das fábricas ameaçando prejudicar ainda mais os lucros, à medida que o crescimento econômico desacelera para uma mínima em quase 30 anos.

Como resultado, espera-se que as autoridades econômicas divulguem mais medidas de apoio para impulsionar uma economia em desaceleração em meio ao consumo lento, ao aumento da pressão sobre a exportação e à fraca demanda doméstica.