IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Alemanha se aproxima de recessão após encomendas à indústria caírem mais que o esperado

Paul Carrel

07/10/2019 07h49Atualizada em 07/10/2019 11h41

BERLIM (Reuters) - As encomendas à indústria da Alemanha caíram mais do que o esperado em agosto devido à demanda doméstica mais fraca, mostraram dados divulgados nesta segunda-feira, ampliando os sinais de que as perdas na indústria estão levando a maior economia da Europa à recessão.

Os contratos para produtos fabricados na Alemanha caíram 0,6% em agosto sobre o mês anterior, contra expectativa de queda de 0,3%. A demanda por bens de capital recuou 1,6%, informou o Ministério da Economia.

"A economia alemã está no meio de uma recessão. Os dados de hoje deixam isso claro de novo", disse Thomas Gitzel, economista do VP Bank Group.

A economia encolheu 0,1% no segundo trimestre, e dados recentes indicam uma contínua fraqueza na indústria no terceiro trimestre. A maioria dos economistas define recessão como dois trimestres seguidos de contração.

"O governo alemão provavelmente ficará sobre crescente pressão para abandonar sua política de orçamento rígido", completou Gitzel.

Até agora o governo tem mantido sua política de orçamento equilibrado, apesar da pressão de economistas e outros governos para gastar mais e alimentar a demanda.