IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Eslováquia pode ser mais um país a dificultar acordo Mercosul-UE, diz embaixador

10/10/2019 18h03

BRASÍLIA (Reuters) - O Brasil poderá enfrentar a resistência de mais um país europeu para a ratificação do acordo Mercosul-União Europeia com a eleição da ativista ambiental Zuzana Caputova para a Presidência da Eslováquia, disse nesta quinta-feira o embaixador Eduardo Gradilone, indicado para a representação do Brasil no país, durante sabatina na Comissão de Relações Exteriores do Senado.

"Caputova é a ativista política mais popular da Eslováquia e é marcada por uma forte postura ambientalista. Ela assumiu a Presidência em junho, e já temos sentido cobranças. Isso pode repercutir, sim, na ratificação do país ao acordo Mercosul-UE", disse o embaixador aos senadores, de acordo com a Agência Senado.

Se a previsão de Gradilone se confirmar, a Eslováquia seria o terceiro país a criar barreiras para a aprovação do acordo.

Em setembro, o Parlamento austríaco aprovou uma moção que obriga o governo do país a votar contra a ratificação do acordo. Se a moção for mantida, a Áustria terá que votar contra a ratificação no Conselho Europeu, o que precisa ser feito por unanimidade.

Na última terça-feira, a ministra do Meio Ambiente da França, Elisabeth Borne, afirmou que o país não assinará o tratado comercial nas atuais condições, ecoando o que já havia sido dito pelo presidente do país, Emmanuel Macron, em agosto.

"Não podemos assinar um tratado comercial com um país que não respeita a floresta amazônica, que não respeita o Tratado de Paris (do clima). A França não assinará o acordo do Mercosul nessas condições", afirmou à ministra à TV francesa BFM.

O acordo, assinado em junho, ainda está em fase de revisão legal para que o texto seja finalizado, um processo que deverá levar pelo menos mais um ano. Apenas depois disso é que será levado aos 28 países da UE para ratificação, o que na maioria dos casos exige uma votação parlamentar.

A aposta dos diplomatas brasileiros é que o tempo até a fase de ratificação permitirá ao Brasil aparar as arestas para que o texto seja ratificado.

(Por Lisandra Paraguassu)