IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Produção industrial da zona do euro se recupera com impulso de bens de capital

14/10/2019 08h16

BRUXELAS (Reuters) - A produção industrial da zona do euro avançou mais do que o esperado em agosto, mostraram estimativas oficiais nesta segunda-feira, com as fábricas investindo mais em maquinário, um sinal positivo para as perspectivas econômicas do bloco em meio a uma cenário bastante sombrio.

A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, informou que a produção industrial no bloco de 19 países avançou 0,4% ao mês em agosto, ficando acima do consenso do mercado de um aumento de 0,3%.

O aumento, apenas o terceiro ganho mensal em 2019, compensou totalmente a queda de 0,4% registrada em julho.

A leitura pode reduzir as preocupações sobre a desaceleração da economia da zona do euro no terceiro trimestre. Uma primeira estimativa do Produto Interno Bruto será divulgada pela Eurostat em 31 de outubro.

As estimativas da Eurostat mostraram nesta segunda-feira um crescente apetite por investimentos entre os gerentes de fábricas. A produção de bens de capital, como máquinas, subiu 1,2% no mês de agosto, após alta de 2,1% em julho, indicando expansão da capacidade.

A produção também aumentou para bens intermediários, mas caiu para produtos de consumo duráveis ​​e não duráveis, em um sinal de que os fabricantes podem esperar pelo menos uma desaceleração das vendas a curto prazo.

(Por Francesco Guarascio)