IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Sentimento dos investidores da Alemanha piora menos do que o esperado em outubro

15/10/2019 10h46

BERLIM (Reuters) - O sentimento entre os investidores alemães piorou menos em outubro do que os analistas esperavam, mostrou uma pesquisa divulgada nesta terça-feira, em meio a preocupações de que a maior economia da Europa possa estar caminhando para uma recessão.

Em pesquisa mensal, o ZEW disse que um índice que mostra o sentimento econômico entre os investidores caiu para -22,8 pontos em outubro, ante -22,5 pontos no mês anterior e expectativa de -27,0. Um segundo indicador, que mede a avaliação dos investidores sobre a situação atual da economia, caiu para -25,3, de -19,9 pontos.

"O recente acordo na disputa comercial entre os Estados Unidos e a China não parece diminuir o ceticismo econômico neste momento", disse o presidente do ZEW, Achim Wambach, segundo a instituição.

O conflito comercial entre os EUA e a China, juntamente com outros fatores, como a incerteza em torno do Brexit, arrastou a indústria da Alemanha - voltada para a exportação - para uma recessão, provocando temores de que a tendência negativa possa se espalhar para o resto da economia.

(Por Tassilo Hummel)