IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Evans diz que Fed deveria ser "agressivo" para impulsionar inflação em mundo de juro baixo

16/10/2019 13h18

Por Jonnelle Marte

PEORIA, EUA (Reuters) - Um ambiente de baixas taxas de juros estabelece limites para o que o Federal Reserve pode realizar com a política monetária, tornando importante para o Fed reduzir proativamente os juros quando os riscos parecerem fornecer um revés à economia, disse nesta quarta-feira o presidente do Fed de Chicago, Charles Evans.

Evans afirmou que, quando a inflação está baixa, fornecer "afrouxamento monetário demais" pode ajudar o banco central dos EUA a atingir sua meta de inflação mais cedo. Por outro lado, não agir com força suficiente pode fazer com que as expectativas de inflação fiquem ancoradas em níveis baixos.

"Na minha opinião, essas diferenças significam que precisamos ir um pouco além na oferta de política monetária acomodatícia agressiva o suficiente para ter a inflação subindo com algum ímpeto", disse Evans em um evento realizado pelo Greater Peoria Economic Development Council --organização sem fins lucrativos com membros que discutem formas de melhorar a economia da região.

Falando a uma plateia composta por políticos e líderes empresariais locais, Evans enfatizou a importância de responder rapidamente aos riscos negativos, num cenário em que o Fed poderia aumentar os juros mais tarde, se necessário.

"Planejar uma superação modesta de nossa meta de inflação seria uma garantia melhor de que cumpriríamos nossa meta de inflação no futuro", afirmou Evans. "Qualquer excesso nesse movimento (de a inflação subir muito acima da meta) pode ser controlado com aumentos modestos nos juros."

Evans apoiou as duas reduções de taxa de juros feitas pelo Fed em julho e setembro e disse nesta quarta-feira achar que a política monetária está "provavelmente em uma boa posição no momento". A taxa de juros do banco central dos EUA está agora entre 1,75% e 2,00%.