IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Assessor da Casa Branca vê ímpeto para finalizar pacto comercial inicial com China

17/10/2019 10h55

WASHINGTON (Reuters) - O assessor econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, disse nesta quinta-feira que vê cenário positivo para finalizar a fase inicial de um acordo comercial entre Estados Unidos e China, delineado na semana passada, acrescentando que ele pode ser assinado no fórum da Apec no próximo mês, no Chile.

Em entrevista à CNBC, Kudlow disse que a fase 1 do acordo comercial com a China é "pra valer" e vai além das compras chinesas de produtos agrícolas norte-americanos, incluindo a abertura de barreiras não-tarifárias à agricultura.

"Há muito ímpeto, e há acordo de ambos os lados", disse ele. "Isso é sério."

Kudlow disse que ainda não há uma data para assinar qualquer acordo, e que o pacto pode ser assinado no Fórum da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) em Santiago, em meados de novembro, ou não.

O presidente norte-americano Donald Trump e o presidente chinês Xi Jinping devem participar do fórum.

Na quarta-feira, Trump disse inicialmente a repórteres na Casa Branca que ele provavelmente não assinará o acordo até que se encontre com seu colega chinês na Apec.

No entanto, mais tarde na quarta-feira em uma entrevista coletiva ao lado do presidente italiano Sergio Mattarella, Trump disse: "O acordo - esperamos que seja assinado em algum momento antes do Chile."

Kudlow disse a repórteres na Casa Branca nesta quinta-feira que a questão das transferências forçadas de tecnologia pode ter que esperar e entrar em uma segunda fase do acordo comercial.

Ainda assim, houve muita cooperação de ambos os lados, acrescentou.

(Por Susan Heavey e Alexandra Alper)