IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Minério de ferro na China tem maior queda semanal em 2 meses

18/10/2019 10h14

Por Enrico Dela Cruz

MANILA (Reuters) - Os preços futuros de minério de ferro na China na bolsa de Dalian tiveram sua mais profunda queda semanal em mais de dois meses, apesar de uma ligeira retomada nesta sexta-feira, devido a restrições mais intensas sobre a produção chinesa de aço para reduzir a poluição do ar.

Uma economia global vacilante elevou as preocupações com a demanda por produtos siderúrgicos e matérias-primas, enquanto a maior produção trimestral relatada nesta semana por algumas das maiores mineradoras de minério de ferro do mundo adicionou combustível à liquidação nos mercados futuros.

O crescimento econômico da China no terceiro trimestre desacelerou em seu ritmo mais fraco em quase três décadas, com a guerra comercial dos EUA atingindo a produção industrial.

O contrato de minério de ferro mais comercializado de Dalian , com vencimento em janeiro de 2020, fechou em alta de 0,7% a 616 iuanes (86,99 dólares) por tonelada, depois de atingir o menor nível em sete meses. Contudo, o contrato caiu quase 7% em relação à semana passada, e a fraqueza pode persistir.

"A tendência de baixa pode continuar nos próximos meses", disse um trader de Xangai, citando as restrições "muito rigorosas" da produção de aço de Tangshan e uma redução da demanda global por aço e minério de ferro.

O vergalhão de aço de construção mais comercializado na bolsa de Xangai subiu 0,2%, enquanto a bobina de aço laminada a quente cresceu 0,1%, após atingir mínimas de vários meses.

O carvão metalúrgico subiu 0,9%, enquanto o coque caiu 0,2%.

(Reportagem de Enrico dela Cruz)