IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ibovespa tem leve alta ajudada por exterior em sessão com vencimento de opções

21/10/2019 10h08

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa avançava nesta segunda-feira, em sessão marcada pelo vencimento de opções sobre ações, com os papéis da Yduqs em destaque na ponta positiva após a empresa de educação anunciar aquisição do grupo de ensino superior Adtalem.

Às 11:35, o Ibovespa subia 0,15%, a 104.888,87 pontos. O volume financeiro somava 3,88 bilhões de reais.

A bolsa paulista era ajudada pelo viés positivo em praças acionárias no exterior, após declarações do vice-premiê chinês, Liu He, no fim de semana, de que a China vai colaborar com os EUA para lidar com preocupações mútuas.

Nesta segunda-feira, o assessor econômico da Casa Branca também fez comentários otimistas sobre as negociações e afirmou que as tarifas marcadas para dezembro podem ser retiradas se as negociações continuarem bem. Em Wall Street, o S&P 500 subia 0,4%.

A equipe do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco também chamou a atenção para o calendário do Brexit, que continua incerto, mas ainda há chance de que um acordo seja votado hoje.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, tentará submeter o acordo fechado com a União Europeia para a saída do Reino Unido do bloco mais uma vez a uma votação no Parlamento nesta segunda-feira.

No Brasil, os próximos dias reservam eventos relevantes, como conclusão da votação da reforma da Previdência no Senado, além do começo da temporada de balanços corporativos.

Para a equipe da Guide Investimentos, o mercado brasileiro tende a reagir ao início da safra de resultados, embora ainda suscetível à dinâmica dos mercados no exterior, que, nesta sessão, corroboram viés positivo no pregão local.

DESTAQUES

- YDUQS ON subia 3,4%, tendo registrado máxima histórica intradia no melhor momento, 40,86 reais (+6,6%), após a empresa de educação anunciar a aquisição do grupo de ensino superior privado Adtalem Brasil por 2,2 bilhões de reais, com vistas a ampliar a oferta em educação e acelerar o crescimento da companhia. No setor, COGNA ON caía 0,8%.[nL2N2760DS]

- VALE ON tinha elevação de 1,7%, em movimento também acompanhado por CSN ON, enquanto GERDAU PN e USIMINAS PNA tinham acréscimos mais tímidos, de 0,2% e 0,4%, respectivamente.

- PETROBRAS PN valorizava-se 0,4%, apesar da queda dos preços do petróleo no exterior. Analistas do Itaú BBA reiteraram recomendação 'outperform' para as ações, definindo em 38 reais o preço-alvo para o final de 2020, acima dos 32 reais para o final de 2019.

- HYPERA ON cedia 1,6%, entre as maiores quedas do Ibovespa, tendo de pano de fundo venda do controle do grupo farmacêutico Biotoscana por 595,66 milhões de reais para a canadense Knight Therapeutics. Os BDRs da Biotoscana, que não estão no Ibovespa, subiam 5,5%, uma vez que a operação dispara OPA.

- BRADESCO PN e ITAÚ UNIBANCO PN cediam 0,4% e 0,3%, respectivamente, enfraquecendo o Ibovespa.