IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petróleo Brent deve seguir perto de US$60 por barril em 2020, diz Goldman Sachs

23/10/2019 09h37

Por Karthika Suresh Namboothiri

(Reuters) - Os preços do petróleo Brent provavelmente continuarão sendo negociados em torno dos níveis atuais em 2020, disse o Goldman Sachs nesta quarta-feira, uma vez que a desaceleração do crescimento econômico e preocupações geopolíticas não geram expectativas de grandes ondas no mercado.

Os preços do petróleo Brent devem continuar sendo negociados em torno de 60 dólares por barril, segundo nota do banco de investimento na terça-feira.

"Os cortes em andamento pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e a desaceleração da atividade de "shale" compensarão a alta na oferta de outros países que não são da Opep e o crescimento moderado da demanda no próximo ano", disse o Goldman.

O banco estimou que o mercado global de petróleo apresentava um déficit de oferta de 1,3 milhão de barris por dia (bpd) durante o terceiro trimestre, devido aos cortes voluntários da Arábia Saudita e à perda do fornecimento iraniano e venezuelano ao mercado por causa das sanções dos EUA.

O Goldman Sachs também reduziu sua previsão de crescimento da demanda por petróleo para 950.000 bpd em 2019, de 1,25 milhão de bpd. Em 2020, a projeção foi cortada para 1,25 milhão de bpd, de 1,45 milhão de bpd anteriormente.

(Por Karthika Suresh Namboothiri em Bangalore)