IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar recua contra real pelo 3° pregão consecutivo com cenário doméstico otimista

24/10/2019 09h07

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava em queda contra o real nesta quinta-feira, caminhando para a terceira sessão seguida de queda, em meio a um cenário político doméstico favorável devido à aprovação da reforma da Previdência, além das altas expectativas sobre a entrada de fluxos no Brasil.

Às 10:43, o dólar recuava 0,51%, a 4,0125 reais na venda, mantendo as quedas acentuadas registradas nas últimas duas sessões.

Neste pregão, o dólar futuro tinha queda de 0,55%, a 4,014 reais.

Na véspera, o dólar à vista encerrou em queda de 1,05%, a 4,0329 reais na venda, menor patamar para fechamento em mais de dois meses, com os investidores comemorando os desdobramentos envolvendo a reforma da Previdência.

Após idas e vindas, atrasos e algumas derrotas para o governo, o Senado concluiu na quarta-feira a votação em segundo turno da reforma da Previdência, que agora já pode ser promulgada depois de publicada.

A promulgação, no entanto, só deve ocorrer em novembro, já que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), pretende aguardar o retorno do presidente da República, Jair Bolsonaro, do vice-presidente, Hamilton Mourão e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), todos em viagens internacionais.

"Há um cenário favorável por conta dos desdobramentos das pautas políticas. Ainda vemos esse otimismo favorecendo o real", disse Camila Abdelmalack, economista da CM Capital Markets.

Somando-se ao clima favorável, os agentes do mercado pareciam otimistas sobre a entrada de fluxos nos mercados domésticos. "Também há altas expectativas sobre os ingressos de recursos que devem chegar ao Brasil pelo leilão de excedentes da cessão onerosa", completou Abdelmalack.

No exterior, o cenário era de avanço das moedas emergentes, com o peso mexicano e o rand sul-africano registrando ganhos contra a moeda norte-americana.

O índice do dólar contra uma cesta de seis rivais rondava a estabilidade, a 97,482.

Nesta terça, o Banco Central vendeu 2.500 contratos de swap cambial reverso, de oferta de até 10.500, e vendeu 125 milhões de dólares em moeda spot, em relação a oferta de até 525 milhões.

Adicionalmente, a autarquia também ofertará contratos de swap tradicional, para rolagem do vencimento dezembro de 2019.