IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Equinor lucra menos que o esperado no 3º tri, mas mantém estimativa de produção para 2019

24/10/2019 16h20

Por Nerijus Adomaitis

OSLO (Reuters) - O lucro da Equinor no terceiro trimestre recuou mais que o esperado após forte queda no volume e no preço do gás natural vendido para a Europa, embora a empresa norueguesa tenha reiterado sua estimativa de produção estável para 2019.

A petroleira também confirmou planos para atingir a fase 1 de produção de 440 mil barris em seu gigantesco campo de petróleo de Johan Sverdrup até o final do verão de 2020 (no Hemisfério Norte), após a perfuração de novos poços.

"Provavelmente a informação mais interessante no balanço do terceiro trimestre tenha sido que Sverdrup agora produz mais de 200 mil barris de óleo equivalente por dia, o que implica um potencial de 2% a 4% no lucro por ação nas estimativas de 2019/20", disse Teodor Sveen-Nilsen, do Sparebank 1 Markets.

O lucro ajustado antes de juros e impostos (Ebit, na sigla e inglês) da Equinor caiu para 2,59 bilhões de dólares no terceiro trimestre, ante 4,84 bilhões de dólares em igual período de 2018. Um grupo de 23 analistas compilados pela empresa estimavam um Ebit ajustado de 2,69 bilhões de dólares.

"Mantemos uma forte disciplina em custo e capital, mas nossos resultados foram afetados pelos preços mais baixos de commodities no trimestre... Decidimos usar nossa flexibilidade para adiar a produção de gás para períodos com expectativa de preços mais altos", disse o presidente executivo da Equinor, Eldar Saetre.

(Reportagem de Nerijus Adomaitis)