IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

STF retoma julgamento sobre prisão em segunda instância com voto de Rosa Weber

24/10/2019 14h37

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira o julgamento sobre a possibilidade de rever o atual entendimento da corte que permite a execução da pena de prisão após a condenação em segunda instância, com um placar temporário de 3 votos a favor da medida e 1 contra.

O julgamento --um dos mais aguardados do Supremo neste ano e que pode beneficiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva-- começou na semana passada e chega à quarta sessão. Faltam sete ministros a votar.

O caso será retomado com o voto da ministra Rosa Weber, um dos mais aguardados. Isso porque a ministra já votou a favor da prisão em segunda instância no caso do habeas corpus de Lula, que fixou o atual entendimento em 2016, mas há quem avalie que ela pode mudar seu entendimento na análise das três ações que tratam do caso em julgamento.

O presidente do STF, Dias Toffoli, afirmou ao final da sessão da quarta que não deverá fazer intervalo nesta quinta e levar o julgamento até por volta das 17h30, Haverá um evento internacional na corte à noite. Toffoli aventou a possibilidade de desfecho do caso ficar para a próxima semana.

(Edição de Eduardo Simões)