IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dólar cai contra o real em meio a cenário externo mais positivo

25/10/2019 09h05

Por Stefani Inouye

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar voltava a mostrar queda contra o real nesta sexta-feira, após na véspera ter quebrado a sequência de dois dias de perdas, em dia de cena externa mais positiva diante de expectativas otimistas sobre o Brexit e a retomada das discussões comerciais entre Estados Unidos e China.

Às 10:36, o dólar recuava 0,75%, a 4,0145 reais na venda.

A moeda norte-americana encerrou na véspera com alta de 0,30%, a 4,0449 reais na venda, apesar de ter recuado abaixo de 4 reais pela primeira vez desde agosto durante a sessão.

Na B3, o dólar futuro tinha queda de 0,61%, a 4.016 reais.

Nesta sexta, a notícia de que a UE concedeu a extensão do prazo para o Brexit pedido pelo Reino Unido somada à notícia da Reuters afirmando que autoridades comerciais dos EUA e da China devem discutir nesta sexta planos para a China comprar mais produtos agrícolas dos EUA pintavam uma cena mais positiva no dia.

"Temos uma cena externa que voltou a alimentar o otimismo no mercado. Existe uma visão de que dois dos principais impasses externos (Brexit e guerra comercial EUA-China) estão de fato caminhando e isso alimenta o viés de queda que o dólar já vinha recebendo na semana", afirmou Alessandro Faganello, operador de câmbio da Advanced Corretora.

Faganello também afirmou que a proximidade dos leilões de petróleo é outro fator que tem ajudado a alimentar as expectativas de volta de fluxo de recursos ao país, valorizando o real.

O viés de queda do dólar também era compartilhado por outras moedas emergentes pares do real, como rand sul-africano e peso mexicano, que se volorizavam contra a moeda norte-americana na sessão.

Segundo a equipe de análise da Correparti Corretora, a tendência para o dólar contra o real no curto prazo ainda é de baixa, no entanto, não é possível descartar um movimento de recomposição de posições, caso o dólar volte a operar abaixo da casa dos 4,00 reais.        

Na cena doméstica, o Banco Central informou na quinta-feira que dará sequência ao longo de novembro a leilões de dólar à vista, swap cambial reverso e swap tradicional, mantendo a estratégia de troca de instrumentos em curso desde agosto.

Nesta sessão, o Banco Central vendeu todos os 10.500 contratos de swap cambial reverso ofertados, além de 525 milhões em moeda spot (de oferta de até 525 milhões de dólares).