IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Rússia reduz taxa de juros para 6,5% e sugere mais cortes pela frente

25/10/2019 08h20

MOSCOU (Reuters) - O banco central da Rússia reduziu sua principal taxa de juros em 0,5 ponto percentual nesta sexta-feira, para 6,5%, no corte mais acentuado em dois anos, e disse que vai considerar a necessidade de novas reduções nos próximos meses devido à desaceleração da inflação.

Foi o quarto corte da taxa de juros este ano, e superou as expectativas do mercado. Em uma pesquisa da Reuters neste mês, a maioria dos analistas esperava que o banco central reduziria a taxa em 25 pontos-base.

"Se a situação se desenvolver de acordo com a previsão, o Banco da Rússia considerará a necessidade de mais cortes dos juros em uma das próximas reuniões do Conselho de Diretores", afirmou o banco central em comunicado.

O banco central cortou a taxa básica de juros porque a inflação - indicador essencial que ele tenta manter sob controle - desacelerou para 3,8% recentemente, ficando abaixo da meta de 4%.

"A desaceleração da inflação está superando a previsão", afirmou a instituição.

A desaceleração da inflação levou o banco central a rever sua previsão de inflação para o final de 2019 nesta sexta-feira, para uma faixa entre 3,2% e 3,7%, contra projeção anterior de intervalo entre 4,0% e 4,5%.