IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Banco Original prepara captação internacional, pavimenta caminho para IPO

28/10/2019 19h00

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Original deu mandato a bancos para coordenarem uma captação de recursos no exterior, em sua primeira incursão internacional, no que pode ser uma prévia para testar o apetite de investidores para uma futura listagem em bolsa.

O banco não detalhou montante e prazo dos papéis.

Mas em nota, a agência de classificação de risco Standard Poor's atribuiu rating "B" à operação, com perspectiva negativa, para emissão de 200 milhões de dólares.

Segundo o diretor de Tecnologia e produtos do Banco Original, Raul Moreira, com 3 bilhões de reais em caixa, a instituição não tem necessidade de novos recursos, mas viu na operação uma forma de se apresentar a investidores no exterior.

"A gente vem sendo procurado pelo mercado desde o primeiro trimestre e agora vamos ter a oportunidade de falar mais do nosso modelo de negócios para o investidor internacional", disse ele à Reuters nesta segunda-feira.

De acordo com o executivo, porém os recursos captados serão usados para apoiar expansão da carteira de crédito do grupo, que prevê fechar 2019 com mais de 3 milhões de clientes.

A informação inicialmente foi divulgada pelo IFR, serviço da Refinitiv, que disse que a captação com nota sênior sem garantia será coordenada por BCP Securities, Santander e XP Investimentos e que as reuniões com investidores nos EUA e na Europa começam no dia 30.

O banco controlado pela J&F, holding da família de Joesley e Wesley Batista que também controla a JBS , tem mantido contato com bancos de investimento para uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), mas um horizonte para essa operação ainda não foi definido, segundo Moreira.