IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lucro da BP recua 40% com queda nos preços do petróleo

29/10/2019 09h29

Por Ron Bousso

LONDRES (Reuters) - O lucro da BP caiu acentuadamente no terceiro trimestre, impactado por preços mais baixos do petróleo, mas margens fortes nas operações de refino ajudaram a companhia a superar expectativas mesmo após uma perda não recorrente de 2,6 bilhões de dólares relacionada à venda de ativos.

A BP, assim como outras grandes empresas de energia, tem sido afetada pela queda nos preços do petróleo à medida que tensões comerciais entre EUA e China impactaram a demanda global por petróleo.

A petrolífera britânica registrou seu primeiro prejuízo líquido em mais de três anos no trimestre devido à perda não recorrente, mas o presidente-executivo Bob Dudley, que deixará o cargo no próximo ano, após uma década no comando, disse que o lucro ajustado e o fluxo de caixa foram fortes.

O fluxo de caixa operacional ficou estável no trimestre na comparação com mesmo período do ano anterior, em 6,1 bilhões de dólares, apesar de uma queda de 17% nos preços.

"Em um trimestre desafiador para o setor de energia, os resultados da BP foram marcadamente resilientes", disse o analista Oswald Clint, do Bernstein.

Com a perda não recorrente de 2,6 bilhões de dólares, a BP teve prejuízo líquido de 700 milhões de dólares, mas a companhia havia avisado mais cedo neste mês sobre a perda, avisando que ela teria impacto de entre 2 bilhões de dólares e 3 bilhões de dólares no trimestre.

O impacto vem em momento em que a companhia está perto de conseguir se desfazer de ativos avaliados em 10 bilhões de dólares até o final de 2019, um ano antes do previsto.

Até o momento no ano, a BP já obteve 1,4 bilhão de dólares com desinvestimentos.

O lucro adjacente considerando custos de reposição, utilizado como definição de lucro líquido pela BR, caiu 40% na comparação anual, para 2,3 bilhões de dólares. Ainda assim, ficou acima da previsão de analistas consultados pela companhia, de 1,73 bilhão de dólares, comparado a 2,81 bilhões de dólares no segundo trimestre de 2019.