IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar avança ante real com todas as atenções no cenário de política monetária

30/10/2019 09h10

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar avançava ante o real nesta quarta-feira, com os agentes do mercado atentos às decisões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos, com expectativas de corte de juros.

Às 10:33, o dólar avançava 0,52%, a 4,0240 reais na venda.

Na véspera, o dólar à vista fechou o pregão em alta de 0,28%, a 4,0032 reais na venda, voltando a ficar acima dos 4 reais.

Nesta sessão, o dólar futuro tinha alta de 0,60%, a 4,023 reais.

A política monetária nos Estados Unidos e no Brasil é o foco das atenções nesta sessão, com expectativas de novos afrouxamentos mas principalmente sinalizações sobre os próximos passos dos bancos centrais.

A expectativa é de que o comitê de política monetária do Fed anuncie corte de 0,25 ponto percentual na taxa de empréstimo ao informar sua decisão às 15h (horário de Brasília). O chair, Jerome Powell, dará entrevista à imprensa na sequência.

O corte seria o terceiro neste ano, levando a taxa de juros para um intervalo entre 1,50% e 1,75%. Os investidores estarão também atentos a pistas sobre se as autoridades acreditam que agiram de forma apropriada para lidar com os potenciais obstáculos à economia dos EUA ou se mais afrouxamento é necessário.

"Num mercado pressionado pelas incertezas globais, o comunicado do comitê de política monetária do Fed deve ditar a sede ao risco dos principais investidores", disse a consultoria H.Commcor em nota. "Hoje devemos observar mais um comportamento de estímulo de banco centrais."

No cenário doméstico, o mercado está de olho no comunicado de política monetária do Copom, que sai após as 18h, com expectativa dos investidores de uma redução da taxa de juros para nova mínima recorde.

"Indo de acordo com as novas projeções de inflação e crescimento econômico, o BC presidido por Roberto Campos Neto deve encomendar mais um corte de 50 pontos-base e apresentar uma Selic de 5,0%", completou, refletindo a expectativa amplamente adotada pelos agentes do mercado.

No exterior, o cenário era de alta do dólar contra as moedas emergentes, com o peso mexicano e o rand sul-africano registrando quedas contra a divisa norte-americana.

O índice do dólar contra uma cesta de seis moedas rivais rondava a estabilidade, a 97,720.

O Banco Central vendeu nesta quarta-feira 3 mil contratos de swap cambial reverso, de oferta de até 9.670, e 150 milhões de dólares em moeda spot, de oferta de até 483,5 milhões.

Adicionalmente, a autarquia também ofertará contratos de swap tradicional, para rolagem do vencimento dezembro de 2019.