IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Facebook supera previsões de lucro no 3º trimestre

Elizabeth Culliford e Paresh Dave

30/10/2019 20h12

(Reuters) - O Facebook anunciou nesta quarta-feira receita trimestral acima do esperado e um aumento no lucro, à medida que o crescimento das despesas desacelerou em relação ao ano anterior e o número de usuários aumentou, amenizando temores dos investidores sobre as consequências do escrutínio de reguladores e parlamentares.

A receita do período aumentou 29% em comparação anual, para 17,65 bilhões de dólares, superando a estimativa média dos analistas de 17,37 dólares bilhões, segundo dados da Refinitiv. A maior companhia de mídia social do mundo teve 6,09 bilhões de dólares em lucro, ou 2,12 dólares por ação. Os analistas previam lucro de 5,47 bilhões de dólares, ou 1,91 dólar por ação.

Nos últimos três anos, o Facebook enfrentou hostilidade crescente de usuários e legisladores sobre o tratamento de dados dos usuários e sua incapacidade de garantir a integridade de seus feeds de notícias. Também enfrenta crescentes desafios regulatórios à medida que as autoridades dos EUA investigam se adotou práticas anticoncorrenciais.

No trimestre, a empresa registrou 2,8 bilhões de usuários mensais e 2,2 bilhões de usuários diários no Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp, ambos ligeiramente superiores ao trimestre anterior. O próprio Facebook tinha 1,62 bilhão de usuários diários, contra estimativas de 1,61 bilhão. Os usuários ativos mensais subiram para 2,45 bilhões, em linha com as estimativas, segundo dados do IBES do Refinitiv.

O projeto de criptomoeda do Facebook, Libra, fracassou nas últimas semanas, em meio a críticas de parlamentares e reguladores em todo o mundo por temer que isso possa ajudar a lavagem de dinheiro e prejudicar o sistema financeiro global.

As despesas totais do Facebook no terceiro trimestre foram de 10,5 bilhões de dólares, um aumento de 32% em comparação com o ano anterior. A margem operacional do terceiro trimestre foi de 41%, ante 42% no ano anterior.

(Reportagem adicional de Akanksha Rana)