IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IPO da Aramco ocorrerá em breve e será definido por príncipe saudita, diz ministro

30/10/2019 16h03

Por Rania El Gamal e David Lawder

RIAD (Reuters) - A oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) da petroleira estatal Saudi Aramco ocorrerá em breve e será uma decisão tomada pelo principe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, disse nesta quarta-feira o ministro da Energia do reino.

A Aramco planeja anunciar o início de seu IPO em 3 de novembro, disseram à Reuters três pessoas com conhecimento do assunto, após ter adiado o negócio no início deste mês para dar a assessores mais tempo na busca por investidores de base.

"Acontecerá em breve... mas acontecerá no momento certo, com a abordagem correta e definitivamente com a decisão correta", disse o ministro, príncipe Abdulaziz bin Salman, em um discurso na conferência Future Investment Initiative, em Riad.

"E será uma decisão saudita, em primeiro lugar", afirmou. "Mais especificamente, uma decisão do príncipe Mohammed."

A perspectiva da venda de uma parcela da Aramco atiçou Wall Street desde que o príncipe Mohammed sinalizou a possibilidade pela primeira vez, há três anos.

A Aramco planeja ofertar uma fatia de 1% a 2% no mercado saudita de Tadawul, no que seria uma das maiores ofertas públicas da história, com valor de mais de 20 bilhões de dólares.

(Reportagem de Rania El Gamal e David Lawder em Riad, com reportagem adicional de Nerijus Adomaitis em Oslo)