IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump diz que Fed prejudica competitividade dos EUA e precisa cortar juros ainda mais

31/10/2019 13h38

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou nesta quinta-feira um ataque verbal forte ao Federal Reserve e seu chairman, Jerome Powell, dizendo que as políticas do banco central estão prejudicando a competitividade dos EUA.

"O Fed nos coloca em desvantagem competitiva. A China não é nosso problema, o Federal Reserve é", disse Trump no Twitter, acrescentando que a taxa de juros nos Estados Unidos deve ser menor que as da Alemanha, Japão "e todas as outras".

Na quarta-feira, o Federal Reserve cortou sua taxa de juros pela terceira vez este ano para ajudar a sustentar o crescimento dos EUA, em meio à desaceleração em outras partes do mundo, mas sinalizou que não haverá mais reduções a menos que a economia se agrave.

Sua principal taxa de empréstimos está agora em um intervalo entre 1,50% e 1,75%.

Uma das principais razões para a decisão do Fed de reduzir os juros este ano tem sido o seguro contra os riscos da guerra comercial prolongada do governo Trump contra a China - que afetou a indústria e causou uma queda nos investimentos das empresas - para a economia norte-americana.

Trump - diferentemente de seus antecessores da Casa Branca, que se abstiveram de comentar sobre a política monetária do Fed - criou o hábito de criticar o banco central dos EUA em meio a suas demandas de que o Fed reduza ainda mais os juros para impulsionar o crescimento econômico.

(Por Tim Ahmann e Lindsay Dunsmuir)