IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Fed depende de dados daqui para frente, diz Williams, do Fed de NY

06/11/2019 13h28

Por Jonnelle Marte

NOVA YORK (Reuters) - O presidente do Federal Reserve de Nova York, John Williams, disse nesta quarta-feira que qualquer alteração na taxa de juros daqui para frente dependerá dos dados econômicos recebidos, mas as autoridades devem adotar uma postura preventiva ao tomar medidas para manter viva a expansão norte-americana.

Williams também disse que os três cortes na taxa de juros que o Fed realizou desde julho deixaram a economia dos Estados Unidos melhor posicionada para suportar riscos potenciais.

"Queremos manter a economia avançando, nem muito quente nem muito fria", disse Williams nesta quarta-feira em um evento organizado pelo Wall Street Journal. "É uma combinação de responder tanto ao que estamos vendo nos dados, mas também olhar para o futuro e ver onde é provável que esta economia esteja no próximo ano e no ano seguinte".

As autoridades do Fed reduziram os juros na semana passada em 0,25 ponto percentual, para uma meta entre 1,50% e 1,75%. As autoridades caracterizaram a terceira redução de taxa do ano como o último dos "cortes de segurança", com o objetivo de reforçar a capacidade da economia dos EUA de suportar obstáculos em potencial devido a uma desaceleração global, uma queda na indústria e uma guerra comercial contra a China.

Os formuladores de políticas continuam apontando a força de trabalho forte como evidência de que a economia dos EUA está em uma boa posição. O chairman do Fed, Jerome Powell, e outras autoridades disseram que seria necessária uma "mudança material" nas perspectivas econômicas para apoiar novos cortes na taxa de juros.