IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

BCE vê crescimento modesto mas positivo na zona do euro no 2° semestre

07/11/2019 08h48

FRANKFURT (Reuters) - A economia da zona do euro continuará a crescer no segundo semestre do ano, mesmo que modestamente, impulsionada pelo consumo privado e um pequeno aumento do emprego, disse o Banco Central Europeu em seu Boletim Econômico nesta quinta-feira.

"Os dados recebidos e os resultados de pesquisas apontam para um crescimento econômico moderado, mas positivo, no segundo semestre de 2019", disse o BCE no boletim, que é amplamente consistente com sua declaração de política monetária de outubro. "Esse padrão de crescimento pode ser atribuído principalmente ao fraco comércio global e a incertezas prolongadas".

Com a desaceleração do crescimento, o BCE aprovou um pacote de estímulo em setembro, cortando os juros a território ainda mais negativo, prometendo taxas baixas por mais tempo e retomando a compra de ativos por tempo indefinido para reduzir os custos de empréstimos de longo prazo.

"Os riscos para a economia global permanecem negativos em meio a uma nova escalada nas disputas comerciais, alta incerteza relacionada ao Brexit e uma recuperação potencialmente mais lenta em várias economias emergentes", acrescentou o BCE.

(Por Balazs Koranyi)