IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ibovespa vira e recupera patamar de 108 mil pontos

11/11/2019 18h03

Por Peter Frontini

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista anulou nesta segunda-feira a perda acumulada da última semana, com menores temores de instabilidade política do país e com a temporada de balanços trimestrais ainda em evidência.

O Ibovespa subiu 0,69%, a 108.367,44 pontos. O volume financeiro da sessão somava 15 bilhões de reais.

Após ter caído forte na sexta-feira, na esteira da saída do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da prisão, o Ibovespa ainda abriu esta sessão mantendo o viés negativo, mas mudou de tendência ao longo do dia, voltando ao patamar de 108 mil pontos.

Pela manhã, a pesquisa Focus do Banco Central apontou que a inflação deve terminar o ano a 3,31%, alta de 0,02 ponto percentual ante previsão da semana anterior.

Para o analista Ilan Arbetman, da Ativa Investimentos, o avanço na previsão, ainda que tímido, indica que o mercado está melhorando suas expectativas. "O investidor vê com confiança um cenário futuro mais propício para o investimento", afirmou.

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, disse que a soltura do ex-presidente Lula e o clima de instabilidade política em países da América Latina não atrapalham o andamento, no Congresso Nacional, das reformas econômicas propostas pela equipe econômica do governo.

Analistas da Levante Investimentos afirmaram que, apesar dessa elevação de tom entre governo e oposição no final de semana, isso não deve drenar a energia do processo de aprovação das reformas do governo atual.

"No entanto, será preciso calcular se aumentou o risco de um retrocesso nas mudanças propostas pelo ministério da Economia."

No âmbito internacional, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que houve relatos incorretos sobre a disposição dos EUA de suspender tarifas sobre a China.

Em Wall Street, com as bolsas operando mesmo com feriado dos EUA, o S&P 500 recuou 0,2%.

Após o encerramento da sessão, investidores aguardam a divulgação de balanços trimestrais de YDUQS, Cosan, Eletrobras, Itaúsa, Marfrig e Rumo.

DESTAQUES

- MAGAZINE LUIZA ON valorizou-se 2,76%, dentre as maiores altas do índice. A varejista já se avançou mais de 95% este ano até a sessão da última sexta-feira.

- IRB BRASIL ON ganhou 3,85%, em dia de ajustes após três fortes quedas, em que caiu mais de 9%.

- PETROBRAS ON e PETROBRAS PN avançaram 0,7% e 1,43%, respectivamente.

- VALE ON perdeu 2,14%, após a empresa informar que as vendas de minério de ferro e pelotas em 2019 deverão ficar abaixo do projetado anteriormente.

- BR PROPERTIES ON saltou 4,92%, após anunciar que fará oferta de ações que pode levantar até 1 bilhão de reais.

- BRADESCO PN caiu 0,23%. SANTANDER BRASIL subiu 0,24% e ITAÚ UNIBANCO avançou 0,44%.

- JBS ON subiu 0,8%. No setor, MARFRIG, que divulga resultados nesta noite, subiu 1,72% e BRF FOODS ON registrou alta de 0,64%.

- YDUQS ON, COSAN ON e RUMO ON avançaram 1,33%, 2% e 1,4 por cento, respectivamente, antes de divulgarem resultados do terceiro trimestre.